Sempre nas lojinhas bacanas do México vc vai acabar achando uns produtos feitos com umas estampas mexicanas ótimas !!! não , vc não acha esses tecidos para comprar na caçula local , mas sim pode comprar com a própia designer , as telas e os produtos , as estampas são sensacionais !!!!!
Não me lembro ao certo com qual idade me vi apaixonada pelo México pela primeira vez,mas ainda guardo um livro roubado da biblioteca sobre o México, esse roubo apaixonado foi feito aos 18, e de lá para cá somam-se 26 anos que venho repetindo " quero ir para a festa dos mortos no México ! " infinitas vezes ... bom , chegou a hora! Fiz esse blog , com 3 meses de antecedencia , para ir anotando os lugares que quero ir, espero que gostem! Viva o México!
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
San Miguel Designs by Patrice Wynne
Sempre nas lojinhas bacanas do México vc vai acabar achando uns produtos feitos com umas estampas mexicanas ótimas !!! não , vc não acha esses tecidos para comprar na caçula local , mas sim pode comprar com a própia designer , as telas e os produtos , as estampas são sensacionais !!!!!
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Mercado da Ciudadela
Dos artesanatos que eu conheço o Mexicano é o que mais me tira do sério , quase tive um ataque cardiaco quando entrei no Ciudadela , que para mim é mais completo que o Mercado de San Angel , quer dizer , não dá pra comparar , o mercado de San Angel é artesanato atual , respeitando as tradições e vc compra direto do artesão e no Ciudadela é tudo aquilo que vc sonhou , bem tradicional e tem de tudo tudo ! , pode tirar um meio dia ou mais e não esqueça de levar uma enooooorme bolsa para guardar todas as tuas compras que com certeza serão muitas !
domingo, 23 de outubro de 2011
Livraria Rosário Castellanos
Livraria Fondo de Cultura Econômica
Foi indicada por um amigo jornalista da Marta como uma muito boa livraria de lá , eu dei uma goolgada e peguei o endereço de uma filial que fica no centro , aproveitei imprimi a lista com todas as livrarias por bairro , assim dou uma checada nelas ;)
Eje Central Lázaro Cárdenas Nº 24 - Esquina con Venustiano Carranza
Colonia Centro, Delegación Cuauhtémoc - CP. 06020 - México, D.F.
Tel. (0155) 55-18-32-31
E-mail: LIBJJA@FCE.COM.MX
Museo Rufino Tamayo
MUMEDI , MUSEU MEXICANO DE DESIGN
O Mumedi fica na rua Francisco I Madero , numero 74 , no Centro da Cidade , abre de terças a domingo de 8 as 9 e segundas de 11:30 as 9 , e lá fica a maior livraria de design da Cidade do México , como todos os museus fecham nas segundas , e esse não , ai esta a sua programação para uma segunda feira mexicana :)
sábado, 22 de outubro de 2011
Alebrijes
Alebrijes (Spanish pronunciation: [aleˈβɾixes]) are brightly colored Mexican folk art sculptures of fantastical creatures. The first alebrijes, along with use of the term, originated with Pedro Linares. After dreaming the creatures while sick in the 1930s, he began to create what he saw in cardboard and papier mache. His work caught the attention of a gallery owner in Cuernavaca and later, the artists Diego Rivera and Frida Kahlo. Linares was originally from México City (DF), he was born June 29, 1906 in México City and never moved out of México City, he died January 25, 1992...
perdemos a parada de Alebrijes , mas ainda poderemos ver a expo deles ! dica e fotos dada porRafaela de Mello Viegas
5TH ALEBRIJES PARADE
SATURDAY, OCTOBER 22ND, 2011
STARTING AT ZÓCALO AT 12:00 PM
CONTINUING ALONG 5 DE MAYO, JUÁREZ AND PASEO DE LA REFORMA
ENDING IN THE ÁNGEL DE LA INDEPENDENCIA.
200 ALEBRIJES WILL PARTICIPATE IN THE PARADE FROM THE MAP MUSEUM
AT THE END OF THE PARADE THE ALEBRIJES WILL BE EXHIBITED
FROM SATURDAY, OCTOBER 22ND TO SUNDAY, NOVEMBER 6TH
ALONG THE PASEO DE LA REFORMA BETWEEN THE ÁNGEL DE LA INDEPENDENCIA
AND THE DIANA CAZADORA.
sábado, 15 de outubro de 2011
La Chicha
sábado, 6 de agosto de 2011
Marriachis na Praça Garibaldi
estou com preguiça de traduzi meu texto roubado da vez , hehe
No muy lejos del centro de la ciudad de México hay una plaza musical de renombre mundial. Esta es la Plaza Garibaldi, donde se reúnen los mariachis para brindar su música a quien la quiera oír, y pagar. No, no son tan caros y de veras pasar un rato en este lugar es una experiencia bien alegre. Diríamos única si le gustan los mariachis, y no conocemos a nadie que no le gusten. |
Es de noche cuando la Plaza Garibaldi se pone mejor. Y de verdad que lo sentimos mucho por nuestros amigos menores de edad pero ya a esas horas este entretenimiento tal vez no sea del todo entretenido para ustedes. Pero pueden ir por la tarde y caminar por allí y tal vez oír uno que otro conjunto afinar sus maravillosas trompetas. La van a pasar bien. |
Hay muchas cantinas alrededor de la plaza. Algunas de estas cantinas tienen espectáculos. Los agentes turísticos están al tanto de estos espectáculos, cuando y donde, y les pueden conseguir las entradas como si fuera uno de los tantos tours que se pueden realizar en Ciudad México. O si prefiere puede ir por su cuenta y en cualquiera de las cantinas es posible pasar unas buenas horas de relajamiento y alegría. Cuando estuvimos de visita fue poco antes del oscurecer, para poder tomar estas fotos, y ya habían algunas sirviendo al público y preparándose para el fiestón de esa noche. |
Estos señores, en los trajes tan llamativos, son músicos profesionales que en su vestir, actuar y música perpetúan una bella costumbre cultural. De acuerdo a nuestro guía, sí es cierto que están muy interesados en ganarse unos pesos por sus esfuerzos, pero es el arte lo que sinceramente los estimula. Y sí son muy parte de la vida en México. En nuestra visita al santuario a la Virgen de Guadalupe vimos una procesión que tenía por acompañamiento a un grupo de mariachis. Esa procesión no era un acto para los turistas, era una demostración muy verídica de la fe de ese grupo de personas en la Virgen de Guadalupe. Los mariachis que les proveían sus melodías, eran también muy reales. En la Plaza Garibaldi es el lugar donde la costumbre los reúne cada atardecer. |
Não posso deixar de ir !!! Mural el agua do Diego Rivera !!! que beleza !!!
Festa do dia dos mortos
O motivo maior da nossa viagem ao México é presenciar o dia dos mortos , que é a maior festa popular do México , vou postar dois links , um de fotos maravilhosas ( imperdiveis mesmo !!! ) que descobri fuxicando aqui na net e um wikipedia falando um pouco dessa data :) , no dia 30 nós vamos a Mixquic aqui mesmo na cidade do Méximo , ver a todos os altares que já estarão montados , dia 31 partimos para Aguas calientes ver o festival das caveiras , no dia 1 estaremos em Patzcuaro onde tem uma ilha chamada Janitzio onde parece que a festa é belíssima , é um povoado indigena , parece que o lago fica a noite toda com barcos iluminados de velas e os pescadores cantando , mal posso esperar , acho que vou ter um treco !!! , e no dia 2 vamos ver o resto das comemorações em Oaxaca !!! e de lá voltamos a cidade do México ! arriba arriba !!!!
Museu Anahuacalli , Diego Rivera
O museu Anahuacalli foi criado e concebido pelo Diego Rivera para guardar sua coleção pré-colombiana , lá tambem tem um atelier que embora nunca tenha sido usado esta arrumado como se estivesse , com seus materiais e obras inacabadas , uma galeria menor perto da piramide guarda esculturas de papier maché tipicas do dia dos mortos .
Café Tacuba
Museo da la Ciudad del México
link para o Museu da cidade do México
O Museo de la Ciudad de México, inaugurou em outubro de 1964. Aqui se pode apreciar exposições temporárias e asistir a concertos e ciclos de cinema .
tambem não arrumei lá grandes fotos para ilustrar aqui o meu post ;(
Café La Blanca
Centro Castellano
Uma das mil dicas que o meu novo amigo mexicano Gonzalo Ang me recomendou para ir almoçar ou jantar hehe é o Centro Castellano , não consegui uma boa imagem de lá , mas bem ...
Museu Diego Rivera
Museu Diego Rivera
No início dos anos 30 Rivera encomendou a seu amigo arquiteto O´Gorman uma casa estúdio, que deveria ser simples, funcional, construída com materiais baratos e que pudesse ser reproduzida por operários sem uma formação mais especifica.
O resultado foi uma casa muito moderna, mesmo para os dias atuais, mas foi construída entre 31 e 32.
O primeiro bloco abriga a casa de Diego e seu estúdio construído de maneira estratégica para que a luz possa entrar, sem que os raios solares incidam diretamente. Neste cômodo que é o coração da casa, além de objetos pessoais e materiais artísticos encontra-se uma coleção de artesanato e peças pré-hispânicas.
Museo de Arte Moderno
Museu de Arte Moderno
O Museu de Arte Moderna da Cidade do México exibe uma coleção permanente com obras dos artistas mexicanos mais importantes do séc. XX. Lá você poderá ver obras deDiego Rivera, José Clemente Orozco, Frida Kahlo ouRufino Tamayo, entre outros. Além disso, o museu expõe quadros tão famosos como "Las dos Fridas", de Frida Kahlo, ou "La vendedora de Frutas", de Olga Costa.
As obras do Museo de Arte Moderno estão distribuídas em seis salas do museu e também nos seus jardins, onde você poderá ver uma coleção de esculturas. A coleção permanente conta com pinturas, esculturas, fotografias e desenhos. Além disso, você poderá ver o museu com a orientação de um guia ou consultar obras de referência em sua biblioteca. Entre outros eventos, o museu acolhe exposições temporárias, tanto de artistas mexicanos como estrangeiros.
Antigo Colégio de San Ildefonso
espetacular passeio virtual pelo Antigo Colégio de San Ildefonso , lá se pode apreciar o berço do movimento muralista .
Casa dos Azulejos
A casa dos azulejos feita no seculo 16 , surgiu como o palacio dos condes de Orizaba . O exterior de azulejos azuis e brancos é atribuido a uma reforma conduzida pela quinta condessa em 1737 , é possivel que ela tenha copiado o estilo da cidade de Puebla , onde havia morado antes. Hoje ocupado por uma loja e um restaurante , lá se pode tambem apreciar um mural de José Clemente Orozco , chamado Onisciencia , pintado em 1925.